;

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Nós Vimos: Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2


Acabou. Uma década se passou após o lançamento do primeiro filme e testemunhamos
a evolução de uma ótima saga cinematográfica e o crescimento de seus jovens atores não só fisicamente, mas como artistas. E finalmente chegamos ao capítulo final, que com certeza vai emocionar até os menos fanáticos.

Diferente do seu antecessor, esse filme é mais calcado na ação física do que na ação
psicológica devastadora da Parte 1.

O filme começa exatamente onde seu antecessor nos deixou: Harry e seus amigos têm que achar as outras Horcruxes (objetos que contêm pedaços da alma de Voldemort) e destruí-las, por isso voltam à Hogwarts, que agora tem o sempre misterioso Snape como Diretor. E isso é o máximo que falarei da história, pra não estragar as surpesas e “twists” que o filme reserva.

David Yates acerta mais uma vez na direção, ao retratar o cansaço e angústia dos
personagens principais nesse universo agora sombrio. Até os momentos que contêm certas pitadas de humor são passageiros e logo substituídos por uma nova ameaça.
Já a fotografia de Eduardo Serra mais uma vez traz o cinza predominante do seu antecessor, tendo somente cor vívidas em cenas de Flashback.

A produção e os efeitos visuais mais uma vez não decepcionam. Aliás esse sempre foi um dos grandes méritos de toda a série: Apesar de ter vários filmes dirigidos por pessoas diferentes, os filmes parecem ter uma unidade só quando se trata em produção, efeitos e direção de arte.

As atuações também são ótimas, principalmente a de Alan Rickman (Snape) que sempre
rouba a cena quando entra em quadro, graças à ambiguidade do personagem concebido pela Rowling.

Mas apesar de todas essas qualidades, o filme tem sim algumas falhas, que o impedem de torná-lo o melhor da série. Há certas passagens do roteiro (não irei descrever) que deveriam trazer um maior impacto/abalo emocional, mas elas são explorados de forma bem superficial, o que é um grande pecado por se tratar do capítulo final da série e também por serem eventos de grande importância para alguns personagens.

Mas isso não é o suficiente para estragar a narrativa e desprender o espectador do filme.

A cena final é excelente dando um tom de continuidade não apenas para os personagens, mas para os espectadores que podem “compartilhar a magia” com seus filhos, netos e bisnetos no futuro, mas que acaba sendo triste por sabermos que depois de uma década, estamos dando um adeus à Hogwarts e aos personagens que cresceram com a gente.

Related Posts with Thumbnails

1 comentários:

Anônimo disse...

Acompanho HP a um tempo e comi praticamente os 7 livros em 1mes e meio pra poder saber o q acontece anttes do filme... mas sinceramente me decepcionei com esse ultimo filme, nem parecia Harry Potter....
eu ate intendo q nao se pode colocar tudo q esta no livro em um filme pq se nao ele vai demorar um seculo mas mta cena q deveria ter eles mudaram drasticamente, inventaram coisa q nao deveria e como eles fizeram o voldy e a belatrix morrendo foi horrivel.... nao sou nenhum hater, ate pq eu cresci esperando o carteiro entregar minha carta de hogwarts, mas serio mesmo nao gostei mesmo =/

 
^