;

terça-feira, 13 de julho de 2010

5 luxos e 1 lixo: Dia Mundial do Rock

Como vocês sabem, hoje é o Dia Mundial do Rock, e pra quem mora aqui em BH, logo mais tem evento pra gente comemorar em alto astral. Mas enquanto a noite não chega, nós convidamos o Jader do Pixelóide, um blog só de clipes, para fazer um 5 luxos e 1 lixo – clipes de Rock que todo mundo DEVE assistir. Afinal, quem melhor pra falar disso que um blogueiro especialista em clipes?

Resolvi topar o desafio proposto pelo mais novo parceiro do Pixelóide, o  Tudo em Geral, para enumerar seis clipes marcantes em pleno dia 13 de julho, dia mundial do rock. Para "5 luxos e 1 lixo", o assunto é vasto, polêmico e passional. Por isso, não terei a pretensão de listar aqui as melhores obras do rock'n'roll, mas preparei uma selação de clipes que DEVEM ser obrigação quando o assunto é audiovisual embalado pelo ritmo filho do diabo. Apesar da virilidade que o aniversariante do dia desprende, ao rever a lista, fica nítida a sensação de que bons clipes de rock não necessariamente remetem a essa agressividade piegas, olha só:


05. Imitation Of Life, R.E.M.


Michael Stipe e sua trupe são protagonistas de um dos clipes mais fantásticos e mais rápidos já feitos. Imititation Of Life lançado em 2001 é uma obra prima gravada em - pasmem - 20 segundos. Depois de muito ensaio, o diretor Garth Jennings detalha particularidades de cada pessoa em cena no gigante cenário montado até os quase quatro minutos.

04. Tonight, Tonight, Smashing Pumpkins


Com um trabalho impecável de direção de arte, o Smashing Pumpkings colocou sua Tonight, Tonight para a posteridade através do vídeo dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris. Com um enredo quase infantil e com influências claras do cinema mudo, o vídeo foi premiadíssimo na época de seu lançamento em 96 e é o maior marco da trajetória do Smashing Pumpkins. 

03. My Hero, Foo Fighters e No Surprises, Radiohead



Empate técnico. De um lado, a melacolia do Radiohead e do outro, a energia do Foo Fighters. A história do herói anônimo e a apnéia de Tom York que se coincidem quanto à realização e importância: ambos são filmados em plano sequência e são obrigatórios em qualquer menção ao casamento perfeito de rock e imagem.

02. Coffee and Tv, Blur



A caixinha de leite mais simpática do mundo musical ficou conhecida no clipe Coffe and Tv do Blur, lá em 99. Por coincidência (ou não?!), ao pesquisar sobre o vídeo, me deparo com o mesmo Garth Jenning que também assina a direção de Imitation Of Life mencionado acima. O vídeo foge de qualquer esterótipo roqueiro e talvez por isso, se tornou tão icônico.

01. Like A Rolling Stone, Rolling Stones

Acho que veio a calhar bons veteranos encabeçando a seleção com um clipe que dispensa qualquer tipo de comentário.

Mas quem também não precisa de uma palavra sobre é Turbo Lover do Judas Priest. Estão preparados? Então, lá vai:

LIXO: Judas Priest, Turbo Lover

Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

Jader Maia disse...

Não foi nada fácil fazer essa lista, pela responsabilidade da tarefa e pela enorme variedade de obras incríveis. Esses cinco (na verdade seis, depois do empate, ahah), representam bem uma geração em ótima forma do coroa enxuto que é o rock. No mais, espero que a injustiça com os tantos outros videos sensacionais não seja tão grande assim!
De qualquer forma, obrigado pelo convite! Foi ótimo colaborar com vocês!

drano disse...

Antes de tudo, o Pixelóide é uma jóia da internet em termos de audiovisual, sou fã!

E agora...que CLIPE É ESSE do Judas Priest? Acudam uahauuahauahua não to acreditando.

Adorei a seleção, adoro todas as opções e elas estão representando muito bem a catiguria! Valeu Tudo em Geral pela iniciativa!

 
^