Lady GaGa tem ídolos e, sempre que pode, presta homenagens a eles em seus vídeos e shows. Foi assim com os Muppets (que viraram peças de roupa), Marilyn Manson (que inspirou os vídeos de Beautiful Dirty Rich e Papparazzi), Britney Spears (no vídeo de Love Game) e mais um monte. No último vídeo, o badaladíssimo e mais comentado impossível Telephone, com participação da Beyoncé, sobram homenagens: Michael Jackson, Quentin Tarantino (Kill Bill), Thelma e Louise e tem até auto-homenagem: GaGa encontra-se com Stefani Germanotta (seu nome real) na prisão e repete looks e coregorafias de outros momentos de sua curta, porém imensa, carreira.
Mas, mais do que as homenagens, muitas vezes subliminares e discretas, chama a atenção o número de merchandising presente em Telephone. Lady GaGa virou referência não só para a música e para a moda (todos os estilistas querem trabalhar com ela, e cada roupa do vídeo é assinada por um artista diferente), mas para a publicidade também. Normal. Todo artista que se destaca logo chama a atenção dos publicitários que querem se associar a ele. Muitos clipes e turnês são patrocinados, mas no caso de Lady GaGa, é tudo muito explícito. Ao todo, são onze marcas que aparecem no vídeo, fora, como já dito, as várias roupas e sapatos, cada um de um estilista diferente e com closes - principalmente nos sapatos - para mostrar todos os detalhes.
1. Os celulares das presas são da Virgin Mobile - patrocinadora da Monster Ball Tour
2. Os bobs nos cabelos da GaGa são latas de Coca Cola Light
3. A câmera de segurança da cadeia é da Pelco
4. O laptop da guarda é um HP edição especial "Monster", que já apareceu também no Bad Romance
5. Os fones de ouvido de uma das presas são da linha de produtos da GaGa para a Heartbeats
6. O Pussy Wagon é da Chevrolet
7. Lady GaGa tira fotos Polaroid de Beyoncé (recentemente ela foi contratada pela marca para ser diretora criativa)
8. Os pães dos sanduíches são da Wonder Bread
9. A maionese dos sanduíches é Miracle Whip
10. Uma das guardas frequenta o site Plenty of Fish, um site de encontros
11. GaGa usa óculos Channel
Isso não é um problema, pelo menos na minha visão. O "excesso" de propaganda não deixa o vídeo menos legal ou menos interessante. É engraçado inclusive pensar em como GaGa subverte alguns conceitos publicitários. Posso estar errado, e a Mell poderia falar disso com mais propriedade aqui no blog, mas não acho que alguma marca gostaria de se associar a imagem de presidiários, por exemplo. Não acho que uma marca de celular quer ver seus aparelhos sendo usados ilegalmente por presos, nem que a Coca Cola queira que suas latinhas, já usadas e gastas, sejam apresentadas como modeladores de cabelo, ou que um site de relacionamentos leve fama de ser frequentado por "políciais-lésbicas-masculinas" (/cleycianne) - nada contra elas, ok?. Nem que a Polaroid goste de ver suas fotos sendo jogadas fora porque não duram muito tempo. Enfim. O que eu acho, é que a GaGa tem um discurso tipo "quer divulgar aqui? ok, me paga e me deixa usar como quiser". Como a marca Lady GaGa é forte, essas empresas não tem medo de entregar seus logotipos à mente doentia da cantora.
Lady GaGa, desde o começo de sua existência, deixou muito claro sua paixão pelo mundo pop, e tem plena consciência de que para sobreviver nessa selva, é preciso parceiros de peso. E é preciso muito dinheiro inclusive para pagar por suas extravagâncias. E só se associando a gente grande é que ela consegue se manter. Ao mesmo tempo, é exremamente lucrativo, e com certeza mais barato para uma grande empresa se associar a uma cantora pop que faz sucesso no mundo todo. Publicidade barata, eficiente, e o melhor, absurdamente abrangente. Vale lembrar que Telephone foi visto mais de 3 milhões de vezes.
Lady GaGa é uma máquina de vender.
1 comentários:
Nossa, ela uma propaganda em forma de gente.. LOL
Sugestão: vcs poderiam ter colocado o vídeo aqui, tentei ver no You Tube mas desisti,apareceram várias páginas bloqueadas, enfim...
Abs..
Postar um comentário